aazl

Estufa São Mateus

Acompanhe neste post enquanto colocamos a estufa para funcionar. Essa é uma iniciativa da AAZL, que conta com o apoio da Prefeitura Regional de São Mateus, da COSAN/SDTE e do Fundo Casa.   Em maio de 2017 realizamos uma oficina de produção de mudas pelo projeto Agricultura Sustentável na Zona Leste (Fema/Instituto Kairós). A realização marcou o reencontro com o local em que outros cursos haviam sido ministrados.     Em dezembro de 2017 fizemos Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
hortas

Horta do Joaquim

Joaquim Perez Neto e Zuleica Maria Neves Perez são aposentados e começaram a plantar na horta porque além de já gostarem do contato com a natureza, queriam ajudar a filha Andreia, que trabalha na Asssociação. Ela tinha aberto uma loja de delivery de orgânicos que acabou não dando certo, mas o cultivo foi mantido e hoje eles investem em ervas de tempero e medicinais, com tomilho, tomilho limão, manjericão roxo, alecrim, salsinha, coentro, vários tipos Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
hortas

Sabor da Vitória

  Antes de chegar em São Paulo, o casal enfrentou três anos seguidos de seca em Ribeira do Pombal, na Bahia, onde perdeu safras de feijão, cana, milho, banana e quiabo. Um dia, por acaso, Dona Terezinha estava na fila do banco e ouvir falar da Associação. Resolveu participar de uma reunião, gostou do que viu e depois de tentarem produzir em outros dois terrenos, chegaram no atual, cujo dono desconfiado, só topou firmar um Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
agroecologia

Andreia Perez Lopes

Peça chave na Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus, Andreia Perez Lopes é quem faz, entre outras dezenas de coisas, todas as funções bancárias e jurídicas necessárias para que o fluxo de caixa do grupo funcione, uma vez que a maioria dos agricultores, que são de gerações mais antigas, ainda não se adaptou aos caixas eletrônicos e à internet. Bióloga de formação, Andreia trabalhava com educação ambiental no programa Ambientes Verdes Saudáveis, um convênio Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
hortas

Sítio Acolhedor

  Mesmo já aposentada, Maria de Lourdes das Neves Duarte dá aula numa escola próxima à chácara onde mora desde que nasceu e onde criou os filhos, numa travessa da avenida Sapopemba, no bairro 3a Divisão, já à caminho de Ribeirão Pires e Mauá. A propriedade foi comprada em 1940 por seu pai, um agricultor português que ganhou um bom dinheiro numa colheita histórica de 2 mil sacas de batata, conhecida como a melhor batata Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
hortas

Viveiro Escola Quebrada Sustentável

  Com cerca de 650 m², o terreno onde desde 2014 funciona o projeto Quebrada Sustentável foi criado durante a urbanização da favela União de Vila Nova por uma demanda da comunidade. Cedido pela CDHU num convênio entre o FUNCAD e o NUA, ONG que atua com educação para jovens na região de São Miguel Paulista, o espaço que hoje usa água da bica, tem seu próprio viveiro e já implementou, através de mutirões, técnicas Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás
hortas

Horta da Telma

  Telma Margarida de Jesus, completa nove anos em São Paulo no mês de outubro deste ano. Baiana nascida em Valença e criada em Ilhéus, cresceu na roça com os pais e hoje ocupa um dos lotes do mesmo pedaço ocupado por Seu Genival e Dona Sebastiana e Joaquim e Zuleica, em São Mateus. Vai praticamente todos os dias na horta, onde graças ao trabalho e a proximidade com a natureza esquece a dor na Leia mais…

Por Regiane Nigro, atrás