Blog

Mulheres do GAU

  Com cerca de 650 m², o terreno onde desde 2014 funciona o projeto Quebrada Sustentável foi criado durante a urbanização da favela União de Vila Nova por uma demanda da comunidade. Cedido pela CDHU num convênio entre o FUNCAD e o NUA, ONG que atua com educação para jovens na região de São Miguel Paulista, o espaço que hoje usa água da bica, tem seu próprio viveiro e já implementou, através de mutirões, técnicas Leia mais…

Dona Sebastiana

  Instalada numa enorme horta comunitária onde cada família tem seu lote, Dona Sebastiana cativa pela doçura e o conhecimento de plantas medicinais. A venda de produtos começa por volta das seis manhã e as vezes vai até depois das sete da noite, intercalada com o trabalho da roça. “Vim de Limoeiro, no interior de Pernambuco, e para mim não tem trabalho mais pesado que o meu, mas cresci na roça, a gente acordava as Leia mais…

Fazendinha do Imperador

  Catarina Habyak nasceu no Paraná e veio morar em São Caetano do Sul aos 11 anos. Depois, seu pai comprou um sítio na zona leste e ela nunca mais saiu da região. Vive hoje em São Mateus onde há 20 anos sua sogra Dona Maria, começou a horta Fazendinha do Imperador, no bairro Jardim Imperador. A horta produz flores, hortaliças e PANC (plantas alimentícias não convencionais).  Seu marido, José Aparecido para ajudá-la no trabalho e Leia mais…

Horta Comunitária da Vila Nancy

  Localizada na Vila Nancy, em Guaianases, a horta cuidada por Dona Elena e Seu Tadeu parece uma chácara. Quase metade do terreno de 8.250 m², que tem quatro minas d´água e um lago com peixes, recebe o cultivo de mandioca, quiabo, hortaliças, várias espécies de banana, batata doce, pêssego, araticum, tomelão e dezenas de matinhos medicinais, aromáticos e comestíveis. O primeiro mutirão de limpeza do terreno, que pertence à Prefeitura, aconteceu em 1994. Hoje, Leia mais…